top of page

Mialgia - Você já ouviu falar neste conceito?

  • Foto do escritor: Caio Augustus
    Caio Augustus
  • 2 de jul. de 2023
  • 1 min de leitura

ree

A mialgia nada mais é do que uma inflamação que gera dor muscular, sendo o principal sintoma das doenças que acometem o sistema musculoesquelético e nervoso.


Pode ocorrer tanto em sedentários como em atletas, devido a suas diferentes causas. Mas além da dor, a mialgia pode gerar outros sintomas bastante comuns a diversas doenças.


ree

E quais seriam suas causas mais comuns?


Distúrbios hormonais, medicações, até mesmo o uso do álcool, podem causar sintomas como a mialgia, porém, a principal causa da mialgia é a repetição exagerada e inadequada de movimentos. Essa condição pode ocorrer após a prática de algum esporte ou exercício físico, no trabalho e até mesmo após ficar muito tempo no celular e, por isso, abrange tantos grupos diferentes.


Ainda que possa se desenvolver em qualquer indivíduo, a mialgia costuma ocorrer com mais facilidade em mulheres na faixa de 25 a 45 anos, também em pessoas que praticam exercício físico de forma exagerada ou naqueles que não praticam nenhum tipo de exercício físico.


O tratamento para mialgia corresponde ao nível da dor. Em casos mais agudos, é comum o uso de anti-inflamatórios, terapia por calor e fisioterapia.


ree

Já em casos mais crônicos, quando perdura por mais de 3 meses, pode haver uma abordagem multidisciplinar, um especialista deve sempre ser procurado para indicar a melhor terapêutica.


Referências:

  • https://neurocirurgiasp.com.br/artigos/dores/mialgia/

 
 
 

Comentários


Dr. Caio Augustus
Ortopedista e Traumatologista, especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo pela UNIFESP.
Membro da SBOT e ABTPé, atua com precisão e cuidado na recuperação da mobilidade e qualidade de vida dos pacientes.

Clínica Synergie
 R. Célso García, 249 - Carandá Bosque, Campo Grande - MS, 79036-080

Dr. Caio Augustus, CRM/MS 9.124 / TEOT 17.394 - Este site obedece às orientações do Conselho Federal de Medicina e ao Código de Ética Médica, que proíbem a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos.
As informações aqui contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma visão geral sobre as técnicas e tratamentos abordados, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica presencial, tampouco configurando promessa de resultados.

bottom of page