top of page

Dor pós-treino ou lesão? Aprenda agora a diferenciar!

  • Foto do escritor: Caio Augustus
    Caio Augustus
  • 12 de jul. de 2023
  • 1 min de leitura

ree

Quem nunca sentiu aquela dor no corpo após o treino? Ela costuma ser normal, mas devemos ficar atentos a qual tipo de dor treino sentimos.


Diferenciar as dores que sentimos em nosso corpo não é uma tarefa fácil. Após o treino, ela pode representar um músculo naturalmente acionado após um exercício pesado ou até mesmo o aviso de lesão muscular, provocada por sobrecarga. A diferença está, principalmente, na duração e na intensidade dos sintomas.


ree

A dor é uma resposta do corpo para o estresse sofrido e costuma desaparecer com a progressão das atividades, como se o corpo estivesse se adaptando a esse estresse.


A dor muscular pós-treino acontece por conta do acúmulo de produtos metabólicos e do edema no tecido do músculo, causado pelas microlesões feitas durante o exercício. Essa dor pode se estender até 48/72 horas após o treino.


Para diferenciar uma dor normal pós-treino de uma lesão, devemos lembrar que a primeira costuma ser generalizada em uma região do corpo, não em uma área específica, e com a limitação dos movimentos leve.


ree

Você pode começar a desconfiar de uma lesão quando a dor muscular não reduzir em 3 a 5 dias após o treino, adquirir um caráter agudo e latejante, começar a apresentar hematomas, vermelhidão ou inchaço local e quando sentir desconforto sempre no mesmo lugar ao se exercitar.


Referências:

  • https://institutoarticular.com.br/2021/12/20/voce-sabe-diferenciar-a-dor-normal-do-pos-treino-de-uma-lesao/

 
 
 

Comentários


Dr. Caio Augustus
Ortopedista e Traumatologista, especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo pela UNIFESP.
Membro da SBOT e ABTPé, atua com precisão e cuidado na recuperação da mobilidade e qualidade de vida dos pacientes.

Clínica Synergie
 R. Célso García, 249 - Carandá Bosque, Campo Grande - MS, 79036-080

Dr. Caio Augustus, CRM/MS 9.124 / TEOT 17.394 - Este site obedece às orientações do Conselho Federal de Medicina e ao Código de Ética Médica, que proíbem a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos.
As informações aqui contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma visão geral sobre as técnicas e tratamentos abordados, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica presencial, tampouco configurando promessa de resultados.

bottom of page